A Operação Nhapecani, coordenada pela Polícia Militar, prendeu 102 suspeitos de crimes e recolheu 287 veículos irregulares, em 24 horas. O trabalho foi realizado em todo o Estado e resultou na apreensão de 1,4 tonelada maconha e de 13 armas de fogo.

Participaram quase 1,9 mil policiais militares, 250 policiais civis, 50 policiais federais e 240 rodoviários federais. Os agentes fiscalizam, das 18h de sexta-feira (24) às 18h de sábado, veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais, em busca de armas, drogas e foragidos da Justiça. Foram montados 500 pontos de bloqueio. Somente em Curitiba e região metropolitana foram cerca de 150 pontos de bloqueio.

A operação, que está na sexta edição, surgiu em reuniões periódicas feitas com todos os setores de inteligência e em parceria com os órgãos participantes. Outras edições obedecem a um planejamento antecipado e à observação dos índices estatísticos de criminalidade, sem data específica ou horário determinado para serem colocadas em prática.

ABORDAGENS – Entre as 18.643 pessoas abordadas, 102 foram detidas e 36 adolescentes foram apreendidos por envolvimento com o crime. Os policiais militares se depararam com 61 flagrantes. Foram cumpridos oito mandados e vistoriados 759 locais. Dos 9.944 veículos vistoriados, 287, que estavam em situação irregular, foram apreendidos e oito recuperados, por estarem com alerta de furto ou roubo. Além de oito Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) apreendidas, 1.101 multas por infração de trânsito foram expedidas pela PM.

A incidência de crimes violentos contra a pessoa (homicídios, latrocínios e lesões corporais) e contra o patrimônio (furtos e roubos), tanto às residências contra o comércio, assim como os casos de roubos e furtos em veículos foram reduzidos com esta ação.