No fim da tarde desta terça-feira (2), a Guarda Municipal de Curitiba realizou uma ação simultânea em 27 praças espalhadas por toda a cidade, sendo três em cada uma das regionais. Participam da ação cerca de 100 agentes e 30 viaturas.

Esta foi a 9ª edição da Operação Relâmpago Simultânea da Guarda Municipal nas praças. “Com frequência de uma ou duas vezes por semana, sempre em caráter de surpresa, sem data ou local previamente divulgados, as praças de Curitiba têm recebido a visita de nossas equipes”, informa o diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho.

Ele explica que o objetivo maior é devolver segurança e tranquilidade às praças, para que a população possa usufruir desses locais com tranquilidade.

Moradora na região da Praça Espanha há 22 anos, a adestradora de cães Marcela Gilbertoni aprovou a ação da Guarda. “Passeio diariamente por aqui com os cães e sempre vejo muita coisa errada na praça. A presença da Guarda Municipal aqui, com certeza, traz mais segurança”, disse.

Durante a Operação na Praça Espanha, um rapaz foi detido por tráfico de drogas e encaminhado ao 3º Distrito Policial. Com ele, a Guarda Municipal encontrou 29 buchas de maconhas, preparadas para comercialização.

Ação surpresa

Durante as operações relâmpago, numa parceria com a Secretaria de Saúde e a Fundação de Ação Social (FAS), pessoas abordadas em situação de risco recebem o encaminhamento adequado. Criminosos que sejam flagrados são detidos e encaminhados à delegacia. Cães farejadores rastreiam a presença de drogas nas praças.

O diretor da Guarda Municipal explica que a ação simultânea nas praças de Curitiba faz parte de um projeto maior, que deve reforçar cada vez mais o papel da Guarda Cidadã, aproximando a corporação da população. Ele informa que ações recentes em outras praças e locais públicas têm contabilizado excelentes resultados.

Uma delas é a Operação Módulo Móvel Itinerante (MMI), que teve início em abril, já passou por várias praças centrais e nos bairros da cidade e chegou a registrar até 90% de diminuição na criminalidade nestes locais. Após permanecer durante 15 dias em cada região, mantém rondas intensas, fazendo manutenção da segurança na área. Na manhã desta quarta-feira (3), a Operação MMI foi instalada na Praça Joaquim M. de Almeida Torres, na Vila Hauer.