A mega operação conjunta “Simultânea”, que reúne os Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da Argentina, Paraguai e Uruguai, foi lançada na manhã da última sexta-feira (22) em Foz do Iguaçu (PR). Esta é a 23ª edição da operação, sendo a primeira vez que o Paraná sedia o lançamento oficial da atividade.

Durante as atividades operacionais, foram apreendidos 395 Kg de pasta base de cocaína, 43 Kg de maconha, 15 Kg de crack (que renderiam 120 mil pedras), três mil compridos de ecstasy, 1.879 anabolizantes, 110 lança-perfumes, duas armas de fogo e 197 caixas de cigarros.

A operação realizou abordagem de 2.073 pessoas e mais de mil veículos. No total foram 19 pessoas presas, cinco apreendidas, dois mandados de prisão cumpridos e um veículo recuperado. “Agindo de maneira integrada, com todas as forças de Segurança Pública, estamos protegendo e trazendo segurança não só para o estado do Paraná, mas para todo o país”, diz o coronel Celso Luiz Borges, comandante do 5º Comando Regional da PM (5º CRPM). “O resultado não seria tão expressivo se não estivemos agindo em conjunto”, acrescenta.

A ação conta com as polícias militar e civil, Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais, além das Polícias dos outros Estados e países. Durante a solenidade de lançamento estiveram presentes oficiais e praças da PMPR atuantes nas regiões envolvidas (5º CRPM e 3º CRPM, além de alguns policiais que participam da atividade.