O reality e o regional
Cinco fatos aparentemente sem conexão: O Paraná sempre foi reconhecido como um polo gastronômico no cenário nacional e internacional. Nessa mesma direção, os reality shows fazem parte da rotina dos brasileiros há algum tempo. A economia dá sinais de que tudo pode voltar ao normal. As redes sociais quebram, a cada dia, mais barreiras e o gosto pela gastronomia está em alta. Qual a relação de tudo isso? É que o Grupo RIC está inovando mais uma vez. Está saindo do forno um programa voltado para você, querido leitor, e para suas receitas.
O regionalismo é a identidade da maior afiliada do Brasil. Produzimos, mensalmente, mais de setecentas horas de programação. Conversamos, todos os meses, com cerca de 9 milhões de paranaenses por meio das nossas multiplataformas – TV, Rádio, Revista e Internet. Somos um grupo que defende o Paraná, mostra o paranaense e o que é feito de bom por aqui. Pautas que envolvem o étnico, religioso, linguístico ou econômico estarão sempre presentes. E, claro, que a culinária nunca esteve fora deste contexto.
Segundo a Kantar Ibope Media, o interesse pela gastronomia vem aumentando a cada dia no Brasil. Em 2019 foi realizada uma pesquisa, onde 45% dos entrevistados concordaram com a frase “cozinhar me fascina”. Vou além! Nos últimos dias, 30% dos curitibanos acessaram sites de culinária.
O que isso quer dizer? As pessoas estão cozinhando muito mais em casa. É uma nova tendência de conteúdo que começa a andar lado a lado com a economia do estado e do país. Sinais de que a logística de insumos está em processo de reestabelecimento. O paranaense, cada dia mais, está em busca de novas receitas, ideias e experiências na cozinha. Seja dentro ou fora de casa.
Mesmo ainda sob os efeitos da pandemia, o mercado gastronômico também volta a respirar. Pode ser um dos caminhos para a retomada do desenvolvimento econômico e social que tanto almejamos. Por quê, não? E é aí que entra em cena a comunicação de massa efetiva e que está sempre atenta às demandas e à realidade da sociedade.
Muito mais do que tratar este cenário como uma mera informação, é hora de entreter o paranaense com qualidade e inovação. Os reality shows já estão no gosto popular aqui no país desde a virada do século. Pessoas anônimas – ou já conhecidas – que topam o desafio de conviver em grupo sem cortinas e aos olhos de milhões. Só que, de um tempo para cá, essa audiência só cresceu. O mercado agradece. E o formato também encontrou na tecnologia uma grande aliada.
Atualmente, o formato proporciona várias possibilidades de interação. Tudo já não cabe mais numa televisão. Com essa abrangência, esses programas fidelizaram um formato principalmente na internet. A tecnologia ultrapassou barreiras, virou digital em todas as plataformas.
Mais uma vez, o Grupo RIC larga na frente. A produção regional deste tipo de produto é pioneira no estado. Adotamos este formato para que a gente possa, por meio dele, divulgar os valores dos vários povos que escreveram a história da nossa terra. E nada melhor do que a gastronomia como forma de valorizar esta diversidade étnica. Os descendentes de italianos com suas massas e risottos. Quando se pensa no aroma e no sabor do pierogi, não tem como não lembrar dos nossos imigrantes poloneses. Ou o famoso eisbein, tradicional joelho de porco cozido e preparado com tanto carinho pelos nossos antepassados alemães que desembarcaram por aqui. Enfim, são tantas receitas, histórias…
Thays Beleze, eleita algumas vezes como a melhor apresentadora de TV da região sul do Brasil, e o jovem – e talentoso – comunicador Bruno Previd vão comandar A Grande Batalha de Receitas, o mais novo reality crossmedia do Grupo RIC. Um programa que chega em sintonia com o gosto popular. Só nos últimos 12 meses, o Paraná foi o estado brasileiro que mais procurou por receitas, segundo o Google Trends. Além disso, a cada 30 dias, cerca de 30% dos curitibanos acessam sites do mundo gastronômico.
Por isso, convido você para conhecermos pessoas, os desafios, a tensão, o enredo e a união das famílias paranaenses. Seja na TV, no Portal RICMAIS, nas nossas emissoras de rádio espalhadas pelo estado ou nas diversas redes sociais. Um super programa gastronômico em que o objetivo vai muito além da disputa pela melhor receita. É o poder do reality na visão regional. É a tecnologia, a inovação e a gastronomia atrelados à retomada da economia. É o paranaense cada mais vez mais presente no audiovisual do Grupo RIC.