CE

No papel qualquer empreendedor é mestre, é muito fácil saber na teoria o que precisa ser feito, mas e na prática, como é que funciona? O que muito empreendedor não sabe é a operação do negócio, e o Projeto Jovem Empresário vem compartilhar da experiência com vocês.

 

O empreendedor gasta muito tempo planejando, não é mesmo? Mas o que pouca gente conta é que o empreendedor perde muito mais tempo errando na operação de negócios. Mas e porquê? Porque não sabe como fazer. Na hora de por no papel tudo encaixa, e a teoria é linda e maravilhosa, mas na hora de fazer acontecer é que as coisas ficam feias para o empreendedor.

Mas como fazer para acertar na operação do negócio se o empreendedor ainda não tem nenhuma experiência com isto? Bom, você pode aprender à própria sorte, o que não é muito indicado, ou você pode aprender com a experiência de quem já passou por isto. É justamente isto o que a comunidade Empreendedora e o Projeto Jovem Empresário querem fazer para o ecossistema empreendedor, apresentar os erros e os acertos dos outros para que você não tenha que passar sozinho por esta.

Mas porque as pessoas não gostam muito da operação do negócio? Não tem uma resposta definitiva para isto, mas provavelmente porque é na operação do negócio que surgem os problemas, e justamente onde o empreendedor enfrentará a sua pior batalha, lidar com aquilo que o empreendedor não sabe muito bem ou não tem habilidade desenvolvida para isto. O que pouca gente te conta é que não adianta fugir do que você não gosta não, o problema nunca vai sumir com o tempo, pelo contrário. Portanto, quanto antes o empreendedor resolver encara o problema e procurar resolvê-lo, melhor para a operação do negócio.

A operação do negócio envolve todas as áreas da empresa. Envolve monitorar os indicadores de desempenho que servem para acompanhar o desenvolvimento e a produtividade da empresa. Acompanhar a execução dos processos internos promovendo melhoras para aumentar a produtividade. É na operação que são gerenciados os fluxos de trabalho, sempre buscando liberar recursos internos para cuidar dos assuntos estratégicos, sempre com a visão de que é necessário alinhar os que está sendo executado com aquilo que busca a estratégia da empresa.

O grande problema que a operação do negócio tem enfrentado nos últimos tempos é a constante transformação do ambiente e dos mercados. A constante transformação tecnológica tem mudada a percepção dos consumidores, que estão gerando expectativas cada vez maiores. Para corresponder estas expectativas é preciso agilidade, atenção para aproveitar as oportunidades e disposição para se reinventar. Para isto, a operação do negócio de estar de olho sempre em novos recursos de gestão e crescimento.

Para que uma empresa possa ser gerenciada, é necessário que suas operações sejam muito bem conhecidas. Uma técnica que pode facilitar a vida do empreendedor é a criação de fluxograma do negócio. Mesmo quando a empresa é pequena, esse fluxograma ajuda a ter uma visão geral de como acontece o fluxo de operação. Deve estar presente neste fluxograma as atividades e funções de modo simples e intuitivo.

 

Outra ferramenta que pode ajudar muitos empreendedores é o mapeamento de processos. Este mapeamento apresenta uma descrição mais detalhada de cada processo, identificando todas as etapas da produção, do fluxo de informações, do fluxo de documentos, enfim, de qualquer etapa inerente na execução de uma tarefa. Através deste mapeamento é possível determinar quais são as operações que podem ser otimizadas para melhor desempenho bem como aquelas que são desnecessárias ou que não agregam valor a operação.

Em geral, no dia a dia do negócio, algumas operações são identificadas como críticas em novos empreendimentos, e que o empreendedor precisa ficar atento: compras, vendas e financeiro, aliás, este último é o principal responsável para fazer com que mais da metade das empresas não passem de dois anos de vida. Em compras o empreendedor geralmente deixa uma parte de seu lucro esvair-se por não ter uma boa parceria ou uma boa negociação. Por fim, vendas. Não tem nenhum negócio que sobreviva se não vender. Enfim, operar um negócio não é nada fácil, mas na Comunidade empreendedora você pode aprender com os erros e acertos de outros empreendedores.

Fique atento as oportunidades do ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.