O número de homicídios culposos de trânsito (sem intenção de matar) teve queda de 21% no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, em todo o Paraná. Um levantamento mostra 982 ocorrências no acumulado dos primeiros seis meses do ano. Em 2012, foram 1.239. Os dados se referem a trechos urbanos, rodovias estaduais e federais.

A ação das polícias, com aumento das blitze, de realização de testes do bafômetro e de prisões de motoristas bêbados contribuiu para reduzir o número de mortes. Em Curitiba, a redução foi de 20% (97 ocorrências no acumulado de janeiro a junho, contra 121 no mesmo período de 2012).

Na Região Metropolitana de Curitiba, a redução também foi expressiva: de 71 homicídios culposos de trânsito para 39. Outras regiões que registraram uma redução acentuada foram as de São Mateus do Sul (-55%); Laranjeiras do Sul (-55%); União da Vitória (-52%); Londrina (-47%) e Toledo (-45%).

Somente na capital, operações realizadas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) resultaram em 287 prisões de condutores que ingeriram bebida alcoólica antes de dirigir, de janeiro a junho deste ano. O número representa crescimento de 176%, se comparado com os resultados do mesmo período do ano anterior, quando foram presas 104 motoristas.

Prevenção

O Governo do Estado também tem investido em campanhas educativas, promovidas tanto pelas unidades da Polícia Militar quanto pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), que realiza a campanha “Se Liga no Trânsito”, para conscientizar os motoristas, principalmente os jovens, dos riscos de beber e dirigir.