O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) abre, a partir de hoje (19), credenciamento para instituições financeiras interessadas em recolher guias de pagamento, taxas e multas de trânsito sob responsabilidade da autarquia.
Hoje, apenas o Banco do Brasil realiza a arrecadação do Detran-PR e com a medida, os usuários vão encontrar mais facilidades e opções ao quitar documentos pelo banco de sua preferência, sem pagar mais por isso.
“A expectativa é que, com mais bancos credenciados, os usuários tenham comodidade no uso de sistemas de pagamento pela internet e com código de barra, nos terminais de autoatendimento”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
De acordo com ele, a abertura da arrecadação faz parte do projeto de realinhamento e modernização da autarquia e segue a orientação do governador Beto Richa, que é fazer do Detran um órgão facilitador e menos burocrático. “A ampliação dos serviços online, com o Detran Fácil, os cursos de reciclagem nos Centros de Formação de Condutores e a emissão automática da CNH definitiva, são exemplos destes esforços”, disse.
Algumas instituições já demonstraram interesse e solicitaram o manual de procedimentos para o credenciamento. O prazo para inscrições é de 24 meses, a partir da data de lançamento do edital. Além de habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação técnica, os interessados devem realizar testes de homologação, que vão avaliar sistemas e capacidade de atendimento.
Podem habilitar-se para oferecer os serviços, bancos comerciais, múltiplos ou cooperativas de crédito, habilitados pelo Banco Central e que atendam todas as exigências legais previstas pelo edital 002/2012, disponível no site www.detran.pr.gov.br.