Novas regras da CNH: mudanças entram em vigor neste mês

Publicado em 2 set 2019, às 00h00.

As novas regras da CNH valem a partir do dia 16 de setembro. O uso facultativo do simulador nas aulas de direção e a obrigatoriedade de apenas uma hora noturna de aula prática são mudanças que começam a ser implementadas no Brasil.

Confira as novas regras da CNH !

Segundo texto publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 17 de junho deste ano, as novas regras da CNH entram em vigor meados do mês, 90 dias após a publicação da decisão. Confira quais são as mudanças!

Como fica o uso do simulador nas novas regras?

A partir da mudança, os candidatos a condutores vão poder escolher se querem ou não utilizar o simulador durante as aulas. Com as novas regras da CNH, fica determinado que, ao optar pelo uso do equipamento, o aluno deve realizar aulas de, no máximo, 50 minutos, antes das aulas práticas em veículo.

Alguns dos temas que devem ser abordados durante o uso do simulador são ligar o motor e controle de faróis. No caso dos alunos que desejam tirar a CNH na categoria B, usada na direção de carros de passeio, é possível optar pela realização de até cinco horas/aula em simulador.

Aulas noturnas para tirar a CNH

Segundo a regra atual, os condutores precisam fazer pelo menos 25 horas/aula noturna, sendo pelo menos duas noturnas. A partir de setembro, com as novas regras da CNH os brasileiros que vão tirar a CNH pela primeira vez para as categorias A e B precisam fazer, no mínimo, 20 horas/aula, sendo pelo menos uma delas no período noturno.

Para a obtenção de Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), serão necessárias cinco horas/aula, das quais pelo menos uma deve ser noturna. Já os condutores que querem adicionar uma categoria na CNH precisam fazer, no mínimo, 15 horas/aula, também sendo uma noturna.

Especialistas sentem falta de matéria sobre educação no trânsito

O advogado João Paulo Martinelli afirmou que a maior parte dos crimes envolvendo trânsito acontecem por falha humana. “É fundamental ter a educação de trânsito. Não só para quem vai tirar a habilitação, mas desde criança, porque o pedestre tem que ter esse cuidado também”, diz.

O especialista diz que “não adianta só naquele curto período que o candidato a condutor frequenta a escola. Ali é um ensino mais focado para conhecer as regras para ser aprovado no teste”, afirma.