Três portarias da Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, tornam mais rígidas as normas para fornecimento e recebimento de leite na indústria paranaense. Os produtores terão de comprovar a ausência de tuberculose e brucelose de todo rebanho leiteiro e apresentar certificação de vacinação contra brucelose.

Os produtores têm dois meses para se adequar a esta portaria, que entra em vigor efetivamente em 19 de janeiro de 2014. Laticínios que não entregarem a documentação por parte de seus fornecedores também não poderão comercializar o leite. (Seab)

Produtos agrícolas

Na região de Curitiba, a colheita da cevada está na fase final com média de produtividade muito boa – 4.200 Kg/ha. O trigo também em fase final de colheita está com produtividade acima das expectativas, devendo fechar com uma média recorde na região.  A Cebola também com boa produtividade e qualidade. 

O plantio da safra de verão no Paraná deve ser finalizado nos próximos dias, segundo a Secretaria Estadual da Agricultura (Seab). A área semeada de soja avançou sete pontos porcentuais em uma semana e chegou 93%,  com isso 4,5 milhões de hectares com soja  já estão sendo cultivados no estado.

 Já o plantio de milho  está concluído, chegando a 100% dos 695 mil hectares cultivados.  A batata e o feijão atingem 100% e 99% de áreas plantadas, respectivamente. Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura).

Transporte 

Associações do setor privado de transportes propuseram ao governo, um plano para modernizar a frota de transporte de cargas. Entre as propostas está o incentivo para que o caminhoneiro negocie o veículo antigo e compre um modelo novo ou semi novo, menos poluente e mais seguro.  Dez entidades que representam o transporte no país apresentaram a proposta para criar o Programa Nacional de Renovação de Frota, que prevê a substituição de aproximadamente 30 mil caminhões por ano, ao longo de dez anos. (Ocepar)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui