Na fronteira, moradores estão abandonando suas casas

O aumento do nível dos rios Paraná, Iguaçu e Negro por conta das chuvas dos últimos dias fez acender a luz amarela no governo do Estado. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está monitorando de perto as cidades que são banhadas pelos rios, com um plano de contingência preparado caso as águas continuem a subir.

O Rio Iguaçu já está quatro metros acima do seu nível normal, o que tira do sossego os moradores de União da Vitória, no extremo sul do estado. No início da semana, a região sofreu com os estragos deixados pela chuva, principalmente inundações e destelhamento de casas.

O mesmo ocorre com o Rio Paraná, na região de Foz do Iguaçu, sudoeste do estado. A cheia do rio, juntamente com a água despejada pelo vertedouro da Usina de Itaipu, acabou represando no Rio Acaray-Mi, que banha a Ciudad del Est, no Paraguai, e está obrigando os habitantes da fronteira a abandonarem suas casas.

O vertedouro da Usina de Itaipu, que tem a função de se livrar de toda a água não utilizada para geração de energia, foi aberto já no sábado (11). Na madrugada desta quarta-feira (15), o volume despejado passou de 9,5 milhões de litros de água por segundo, pico máximo considerado pela binacional.

Previsão do tempo para os próximos dias

De acordo com o Simepar, a instabilidade atmosférica segue presente e um volume expressivo de chuva ainda vai se precipitar na Bacia do Rio Iguaçu até o fim de semana. No norte do Paraná, estão previstas chuvas com ventos fortes. Na Região Metropolitana de Curitiba, as chuvas poderão fazer o nível do Rio Negro subir.

Visita do Ministro de Integração Nacional amanhã (16)

Na tarde de hoje (15), o governo estadual anunciou que pediu ao Ministro da Integração Nacional Gilberto Magalhães Occhi o reconhecimento de estado de emergência em 47 municípios. A ação é necessária para que o governo possa ajudar os atingidos financeiramente. Segundo a assessoria de imprensa do governador Beto Richa, o ministro estará amanhã em audiência com o governador.

O contato da Defesa Civil em cada município pode ser conferido no site da Coordenadoria Estadual – www.defesacivil.pr.gov.br. O telefone geral da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros é 193.