A Feira do Emprego e da Qualificação Profissional da Curitibana Trabalhadora, realizada pela Prefeitura de Curitiba neste sábado (15), na Praça Rui Barbosa, atraiu muitas candidatas. No evento eram ofertadas 2 mil vagas de empregos. Em apenas duas horas de funcionamento da feira, cerca de 400 pessoas haviam retirado senhas, somente no posto montado pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine).
Além do Sine, algumas empresas e agências de recrutamento também colocaram postos de trabalho à disposição dos candidatos. Alguns deles, após preencher um cadastro e passar por uma rápida entrevista já saíram empregados.
Organizada pela Secretaria de Trabalho e Emprego da Prefeitura de Curitiba, a feira ofereceu oportunidades para vagas fixas e para trabalho temporário, preferencialmente para mulheres. Podiam se candidatar jovens a partir dos 16 anos; profissionais com maior nível de capacitação e pessoas com ou sem qualificação profissional. Também foram oferecidas vagas para mulheres com deficiência.
Junto ao mutirão, a Prefeitura também ofereceu vários cursos de qualificação profissional, de curta duração, para aumentar as chances das pessoas desempregadas ingressarem no mercado de trabalho. Foi o que atraiu o técnico em informática Maurício de Souza, de 28 anos. “Estou desempregado e vejo a necessidade de me capacitar, pois isto aumenta as chances de uma colocação”, disse ele, enquanto escolhia um dos cursos oferecidos para sua área de atuação.
Além das inscrições que foram feitas na feira, os interessados podem, na próxima semana, buscar vagas em uma das agências do Sine, localizadas nas nove Ruas da Cidadania.