Mundo precisa de verdade, diz chefe da ONU em Cambridge

Publicado em 3 nov 2021, às 15h47. Atualizado em: 22 mar 2022 às 15h43.

LONDRES (Reuters) – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, recebeu um diploma da Universidade de Cambridge nesta quarta-feira, e alertou que o mundo corre o risco de mergulhar em uma espiral de crises a menos que coloque o pensamento crítico e a verdade de volta no centro do discurso global.

Cambridge conferiu um diploma honorário de Doutor em Direito a Guterres, reconhecendo seu trabalho e o da ONU, fundada em 1945, para levar paz ao mundo após os horrores da Segunda Guerra Mundial.

“Enfrentamos uma crise dos valores sobre os quais as Nações Unidas foram fundadas 76 anos atrás: confiança, solidariedade, verdade”, disse o secretário-geral a acadêmicos e estudantes de Cambridge.

Guterres, de 72 anos, disse que a desigualdade é chocante: bilionários competindo no espaço sideral enquanto milhões passam dificuldades para sobreviver na Terra e se vê a pobreza aumentando e os direitos humanos sob ameaça.

“A confiança entre pessoas e instituições está se esgarçando. Teorias conspiratórias e desinformação estão atiçando divisões sociais e polarização”, disse ele. “Precisamos fazer com que mentir volte a ser errado.”

A humanidade, afirmou, precisa de verdade, pensamento crítico, fatos e instituições como Cambridge, que ele disse serem dedicadas ao aprendizado, e não ao lucro, e à ampliação das fronteiras do entendimento humano.

(Por Guy Faulconbridge)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA210H-BASEIMAGE