Mulher morre engasgada na frente da filha durante jantar em restaurante
Uma mulher de 47 anos morreu engasgada com um osso enquanto jantava com a filha em um restaurante de Ebbw Vale, no País de Gales.
De acordo com o The Mirror, Karen Hopkins morava com a família em Tredegar, uma cidade vizinha à Ebbw Vale, onde a vítima e a filha foram passar o dia.
Mulher morre engasgada em restaurante; osso foi o responsável por bloquear as vias áreas da vítima
Conforme Rhiannon Evans, filha de Karen, a mãe chegou a tentar avisar que estava ficando sem ar, mas infelizmente perdeu a consciência antes de terminar a frase.
No local, paramédicos foram acionados para atender Karen, que não resistiu e foi declarada morta 25 minutos depois que a ambulância foi chamada.
A tragédia, que aconteceu no dia 23 de agosto de 2019, teve a primeira audiência no no Tribunal de Newport Coroners nesta terça-feira (28), onde Rhiannon contou o desenrolar do caso pela primeira vez.
De acordo com a jovem, ela notou que a mãe estava mastigando algo por aproximadamente dez minutos antes de engolir. Entretanto, logo começou a tossir e bater no peito.
Em uma declaração lida ao tribunal, a filha de Karen disse: “perguntei se ela estava bem e ela balançou a cabeça. Ela estava incapacitada de falar porque estava engasgada. Então eu dei um tapa nas suas costas”.
Em seguida, Rhiannon relembra que alguém veio na mesa onde jantavam e começou a fazer a manobra de Heimlich em sua mãe, na tentativa de liberar as vias áreas.
“Funcionou e um líquido marrom espumoso saiu. Ela tentou colocar a mão na boca como se estivesse tentando pegar alguma coisa e disse: ‘eu vou, eu vou’ antes de cair no chão sem responder”.
Karen Hopkins veio a óbito após sofrer uma parada cardíaca
Logo depois de ver que a mãe estava desacordada, a jovem conta que gritou para que alguém chamasse uma ambulância, que chegou ao local por volta das 20h09.
No local, os paramédicos deitaram Karen de bruços e iniciaram a tentativa de ressuscitação, mas infelizmente ela sofreu uma parada cardíaca.
Posteriormente, um exame encontrou ossos residuais de alimentos na laringe de Karen, e a causa de sua morte foi dada como obstrução respiratória aguda causada pelos ossos.
Conforme o laudo dado pela médica legista Caroline Saunders, “Karen Hopkins morreu em 23 de agosto de 2019, em Brewers Fayre, em Ebbw Vale, depois de engasgar com uma refeição. Suas vias aéreas ficaram obstruídas e ela morreu do efeito hipóxico da obstrução das vias aéreas”.
Por fim, a morte da mulher de 47 anos foi dada como causa acidental, encerrando a investigação.