Mulher com 116 anos tira título de eleitor e impressiona funcionários de cartório de Londrina
Nair Jorge de Oliveira, aos 116 anos, fez o seu primeiro título de eleitor no Cartório da 41ª Zona Eleitoral de Londrina. Sua idade impressionou os funcionários, que contaram nunca terem registrado um caso assim.
Em maio, Nair, nascida em 1904, regularizou sua situação eleitoral. Ela é de Piquete, cidade do estado de São Paulo, mas veio para Lerrovile, região metropolitana de Londrina, como conta seu neto Ivanildo.
A nova eleitora do Brasil sempre viveu em área rural, tem 12 filhos e 47 netos. Ela informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TRE) que é analfabeta e que não sabia da necessidade do título de eleitor, até ter problemas com o número do seu CPF, que constava como inválido para a Receita Federal.
Anderson Dário Pinto da Silva, chefe de cartório da 41ª Zona Eleitoral de Londrina, disse que foi a primeira vez que lidou com um caso como esse. “A idade longeva é uma excepcionalidade”, ressalta o funcionário, que trabalha no ramo desde 2007.
Agora, Nair já pode participar das eleições de 2022.
Como tirar o título de eleitor
O processo do documento de Nair foi feito de forma online, com ajuda de familiares, sem precisar que ela se locomovesse até o cartório. Brasileiros maiores de 16 anos podem usar a mesma ferramenta. Basta acessar o atendimento remoto da plataforma Título Net e seguir as orientações. Na mesma página, o futuro eleitor pode acompanhar os dados do requerimento.
Não ter título pode resultar em problemas, como a impossibilidade de tirar passaporte; não conseguir receber salários sendo servidor público; proibição de inscrição para concursos públicos; entre outros.