MP investiga denúncia de asilo clandestino na Zona Norte

por Guilherme Fortunato
com Vitor Struck | RIC TV Record Londrina
Publicado em 14 abr 2021, às 12h33. Atualizado às 18h00.

O Ministério Público e o Conselho do Idoso vão investigar denúncias de asilos irregulares em Londrina. Três idosos foram resgatados pelas autoridades de uma dessas casas, no Jardim Alpes, na zona norte da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, a casa pertence a um proprietário de três casas de longa permanência para idosos, que foram fechadas no segundo semestre de 2020. A operação teve início graças a denúncias de que a casa não tinha alvará de funcionamento, ou autorização da vigilância sanitária.

A equipe da RIC TV Record de Londrina procurou o proprietário da residência, que não confirmou a denúncia. O MP investiga, junto com a Secretaria Municipal do Idoso, outros casos de asilos funcionando clandestinamente na cidade.

Para Dácio Vilar, presidente do Conselho Municipal do Idoso, a pandemia de coronavírus agravou a situação.

“Os casos acontecem naturalmente, porque a vida apertou pra todos. As pessoas chegam ao ponto de não poderão deixar os idosos sozinhos, portanto, acabam procurando enfermeiros particulares ou essas casas de longa permanência”.

explica.

Segundo Vilar, a situação revela que o município não tem número adequado de vagas para atender as demandas. “O atendimento é disponível para pessoas em situação financeira difícil. Por isso, as famílias procuram o serviço mais barato, que no final, acaba saindo caro”, relata o presidente.

A operação aconteceu na tarde de segunda-feira (12).

Assista ao vídeo: