São Paulo, 25 – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou nesta segunda-feira, 25, da inauguração de indústria de óleo e refinaria de óleo de soja da Coamo Agroindustrial Cooperativa em Dourados (MS) e destacou a importância de agregar valor ao grão exportado, com a produção de farelo e refino de óleo.

“No momento em que o Brasil exporta, abre mercado, ter mais produtos de valor agregado à nossa soja, em forma de farelo e óleo, é importantíssimo. Vamos ter mais farelo à disposição da suinocultura, avicultura e bovinocultura. São empregos de mais qualidade, só ganhos”, disse ela em nota.

Conforme a pasta, a unidade industrial da Coamo tem capacidade para processar 3 mil toneladas/dia de soja, produção de farelo e uma refinaria para 720 toneladas/dia de óleo, equivalente a 15 milhões de sacas de 60 quilos. “Com as indústrias de Dourados, somados a outros dois parques industriais, a Coamo amplia a capacidade de processamento de soja para 8 mil toneladas/dia e a de refino para 1.440 toneladas/dia de óleo de soja refinado. Os investimentos somam mais de R$ 780 milhões.”