Michel Temer deve se apresentar nesta quinta-feira (9) à Justiça e recorrer ao STJ

Publicado em 9 maio 2019, às 00h00.

Michel Temer, ex-presidente da República, deve se apresentar espontaneamente nesta quinta-feira (9) à Justiça. Além disso, ele também deve recorrer ao Superior Tribunal de Justiça.

TRF-2 determina que Michel Temer volte para a prisão

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) determinou que ele e o coronel João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, sejam presos novamente.

O julgamento ocorreu na quarta-feira (8) na 1ª turma do TRF-2 e a prisão foi definida por 2 votos a 1. Os dois haviam sido presos em 21 de março, durante a Operação Descontaminação, por ordem do juiz Marcelo Bretas.

Porém, foram libertados no dia 25 do mesmo mês por decisão liminar (provisória) do desembargador Antonio Ivan Athié, do TRF-2.

O local que Temer e o coronel Lima ficarão presos será decidido pela juíza federal substituta da 7ª Vara Federal Criminal, Caroline Figueiredo. Que substitui o juiz Marcelo Bretas, que está de férias.

Desvio de dinheiro em obras

A investigação diz respeito às obras da usina nuclear de Angra 3, operada pela Eletronuclear, em que teria havido desvios de R$ 1,8 bilhão. A acusação é pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No julgamento desta quarta-feira, o relator Athié votou pela manutenção da liberdade dos dois. Mas o desembargador Abel Gomes que é o presidente da turma, votou pela prisão de Temer e coronel Lima, e Paulo Espírito Santo acompanhou Gomes.

Temer afirma que se apresentará ‘regularmente’

O ex-presidente afirmou na noite desta quarta-feira a jornalistas que estavam em frente à sua casa, no Alto de Pinheiros, em São Paulo, que se apresentará “regularmente”. Além disso, afirmou que “não tem nenhum problema com isso”.

Temer também contou que recebeu vários telefonemas de amigos que demonstraram surpresa com a decisão do TRF-2. O advogado Eduardo Carnelós também confirmou que seu cliente se apresentará à Justiça. “O mínimo que podemos esperar é que Temer não seja submetido a humilhação”, afirmou Carnelós.

Já em relação ao ex-ministro Wellington Moreira Franco, que também foi preso em março, os desembargadores decidiram mantê-lo em liberdade.

Siga o RIC Mais também no Instagram, e fique por dentro de todas as novidades!