'Meme do caixão' vai às ruas de Araucária para alertar população
Você provavelmente já se deparou com o ‘meme do caixão’ em algum momento pelas redes sociais. O meme surgiu depois que alguns artistas de Gana, na África, dançaram carregando um caixão durante um funeral ao som de uma música eletrônica. Nesta terça-feira (5), uma ação parou Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para conscientizar as pessoas.
A ação na cidade da RMC foi pensada pela Companhia de Teatro Senhores Furtado e o jornal O Popular do Paraná, que é da cidade. O objetivo foi “levar o meme” às ruas para pedir que as pessoas se cuidem para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Durante a caminhada, que chamou a atenção de quem estava na rua, os artistas também distribuíram máscaras de pano para reforçar a ideia de que as pessoas têm que se cuidar. Uma faixa foi colocada para alertar a população de que aquilo se tratava de uma intervenção artística.
“Fique em casa ou então dance conosco”
Durante a pandemia do novo coronavírus, Benjamin Aidoo, líder do grupo de Gana que ganhou o mundo com o meme, postou um recado em suas redes sociais. “Olá a todos! Gostaríamos de agradecer a todos os médicos do mundo“, afirmou, rodeado por seus colegas, todos usando máscaras enquanto batiam palmas.
Na sequência, Benjamin fez um apelo inusitado, pregando o isolamento social: “Eu lembro a você: fique em casa ou então dance conosco” Assista ao vídeo em que os dançarinos do ‘meme do caixão’ dão o recado:
From NANA OTAFRIJA to all the doctors in the world 🌍
Thank you 👏🏻
Mention 👇🏻 all the doctors out there with your country flag. #COVIDー19 #CoffinMeme #benjaminaidoo #nanaotafrija #CoffinDance #Doctors pic.twitter.com/OVrv5Ib8pz— Benjamin Aidoo (@nanaotafrija) May 5, 2020
Qual o nome da música do ‘meme do caixão’?
A música que fez sucesso ao embalar os vídeos com o ‘meme do caixão’ é Astronomia, do artista russo Tony Igy. Na maior parte dos casos, a versão utilizada é um remix da dupla holandesa de música eletrônica Vicetone.