Os 25 calouros de Jornalismo aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram suas matrículas liberadas para o curso. O Ministério da Educação (MEC) autorizou, nesta terça-feira (11) a matrícula dos novos estudantes de Comunicação do curso de Jornalismo de 2014. A suspensão se deu depois do curso apresentar notas abaixo da  média nas duas últimas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova é feita pelos universitários e muitos deles entregaram as questões em branco, como forma de protestar contra a avaliação.

A decisão da Secretaria de Regulação do Ensino Superior do MEC, de “revogar a medida cautelar de suspensão de ingressos”, foi baseada no parecer da comissão de avaliação enviada pela entidade à UFPR nos dias 24 e 25 de fevereiro. A comissão foi composta pelos professores Heitor Costa da Lima Rocha, da Universidade Federal de Pernambuco e Luiz Martins da Silva, da Universidade de Brasília.

O parecer do MEC diz que “A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, tendo como base a Nota Técnica nº 162/2014 – DIREG/SERES/MEC, vem informar a revogação de Medida Cautelar de suspensão de ingressos aplicada ao curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Paraná, pelo Despacho 209/213, de 05 de dezembro de 2013.