Quem passa pelo calçadão da Rua XV de Novembro já pode conhecer a mascote oficial da Copa do Mundo FIFA 2014, o Tatu-Bola. O mascote ficará no calçadão por aproximadamente dois meses.
O boneco gigante com três metros de altura foi instalado próximo à Boca Maldita a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Coca-Cola, patrocinadora oficial do Mundial. No dia 30 de outubro, a ação será transferida para próximo ao chafariz no trecho do calçadão entre a Alameda Doutor Muricy e a Avenida Marechal Floriano.
O tatu-bola foi lançado oficialmente pela FIFA no dia 16 de setembro, mas ainda não foi batizado. O secretário municipal da Copa, Luiz de Carvalho, destaca que os curitibanos e toda a população brasileira já podem ajudar na escolha do nome. “Para votar basta acessar o site FIFA.com/mascote”, destaca.
A simpática mascote poderá se chamar Amijubi, uma representação de simpatia e alegria, Fuleco ou Zuzeco, dois nomes com mensagens ecológicas. O resultado será divulgado no dia 25 de novembro. Siga a mascote no Twitter: @mascote2014.
O desenho final da mascote foi escolhido pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL) após a análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Depois de extensas pesquisas, o desenho do tatu-bola, criado pela 100% Design, foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos.
Tatu-Bola – Com nome científico de Tolypeutes tricinctus, a espécie tatu-bola é exclusiva do Brasil e não ocorre em nenhum outro local. É típico da caatinga e de áreas de cerrado próximas à caatinga. Atualmente, pode ser encontrado em oito estados brasileiros: Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Goiás e Tocantins.
Segundo a classificação utilizada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o tatu-bola está na categoria “vulnerável”, ou seja, corre alto risco de extinção na natureza em médio prazo. Para saber mais sobre a mascote acesse: www.fifa.com/mascote.