Em 2011 Maringá ocupou a 326ª posição no ranking das cidades com maior número de homicídios de jovens no Brasil. Já no Estado, a cidade é a 28ª com mais registros desse tipo de crime. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (18) no Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil, que apresenta um panorama da evolução da violência dirigida contra os jovens entre 1980 e 2011.

Segundo o levantamento realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), no período analisado a maior causa de mortes no Brasil foi o homicídio. Nos últimos dois anos, 61 pessoas foram assassinadas em Maringá, sendo 24 delas jovens.

Além da Cidade Canção, outras cidades do Noroeste apresentam índices altos de violência contra a juventude. Campo Mourão, por exemplo, está na 84ª posição nacional e Sarandi, cidade vizinha à Maringá, ocupa o 31° no País e o 2° lugar no Estado.

Famílias contra a morte de jovens
Neste final de semana, famílias de Sarandi realizarão uma passeata contra a morte de adolescentes na cidade. De acordo com a organização da mobilização, há vários casos de homicídios de jovens sem solução.

O grupo de aproximadamente 120 pessoas passará pela Avenida Londrina em direção à delegacia. A passeata começa neste domingo (21) às 9h.