Mais seis estabelecimentos, de diversos bairros, de Curitiba foram vistoriados na noite desta sexta-feira (1), durante operação da Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) em bares, restaurantes e casas noturnas. A operação, que prossegue neste sábado, mobiliza fiscais das secretarias municipais de Urbanismo e do Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária, Cosedi (Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis), Corpo de Bombeiros e Ministério do Trabalho, além de um representante do Ministério Público e efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Na noite de sexta, foram fechados os estabelecimentos Gaitaço Sertanejo, no bairro Butiatuvinha, e Hermann Clube Dançante, no bairro Orleans. Eles apresentavam problemas considerados graves a ponto de não garantir a segurança dos frequentadores. Outros três locais, Estação Via Show, Marechal Palace Clube, ambos no Boqueirão, e Rancho Brasil, no Uberaba, foram notificados para regularizarem suas situações com prazo imediato. Tinham problemas de laudo ambiental, alvará, ou alguma irregularidade detectada pelo Corpo de Bombeiros.

Os proprietários do Atenas Clube Show, no Capão Raso, receberam 15  dias de prazo para regularizarem a falta de alvará de funcionamento.

Três casas fechadas na quinta

Na noite de quinta (31) a equipe de fiscalização passou por outras casas noturnas da capital. Dos seis estabelecimentos fiscalizados, todos localizados na região do Batel, três foram fechados por falta de documentos que liberam o funcionamento: Aos Democratas, Bar Curytiba e a boate Class Night Club. Outros três bares, Boteco Santi, Lique e James, estavam com a situação regular.

Segundo Fabio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar-PR), a entidade recomenda que os empresários se antecipem às exigências da fiscalização para evitar problemas futuros.

A AIFU é uma das ações da Secretaria da Segurança Pública (SESP) em que participam diversos órgãos com o intuito de fiscalizar os estabelecimentos comerciais que não atendam as posturas municipais e aqueles que geram ocorrências.

Denúncias

A Polícia Militar orienta a população que reclamações sobre casas noturnas que não cumprem as normas de segurança podem ser feitas pelos números 156, da Prefeitura de Curitiba, e (41) 3304-4849, da ação integrada da Polícia Militar.