Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad-PY) apreenderam 11,8 toneladas de maconha em acampamentos próximos à fronteira com o Brasil. Durante a operação realizada na quarta-feira (3), os policiais descobriram quatro acampamentos localizados na região conhecida como Colonia Naranjito, no distrito de Itakyry, a cerca de 100 km de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Na região foram encontradas 6,5 toneladas de maconha prensada e pronta para a venda e outras 5,3 toneladas da droga já colhida e picada. Todo o entorpecente e 16 prensas usadas no preparo dos tabletes foram queimados ainda no local. Os acampamentos também vinham sendo usados como depósito. Ninguém foi preso. De acordo com os agentes, a droga avaliada em US$ 420 mil – o equivalente a cerca de R$ 1 milhão – tinha como destino o mercado brasileiro.

Ainda segundo a Senad, a área foi recentemente incluída na lista de maiores regiões produtoras de maconha do Paraguai devido à grande quantidade de centros produtivos localizados e destruídos desde o fim de 2012.