Mais de 1.700 celulares já foram levados por ladrões em Londrina desde o começo do ano
Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), por meio da Lei de Acesso à Informação, mostram que Londrina, no norte do estado, já contabiliza 1.715 celulares levados por criminosos. Deste número, 1.154 foram furtos e 561 foram roubos. As informações são um apanhado do dia 1º de janeiro até 31 de agosto.
Em média, cinco celulares são furtados por dia e dois são roubados. A contagem de oito meses de 2021 supera a soma de furtos de dez meses de 2020, que registrou 1.052. Os números ainda podem não refletir a realidade completa, já que algumas vítimas preferem não registrar boletim de ocorrência ao serem assaltadas.
Para não entrar nas estatísticas, algumas dicas úteis divulgadas pela Polícia Militar são não deixar o celular sobre mesas ou balcões; não usar o aparelho de forma distraída em locais públicos; atenção em saídas de colégios, universidades e pontos de ônibus . Além dessas precauções, lembre-se de ter senhas diferentes para debloqueio e aplicativos de banco, para evitar maiores prejuízos. Também é importante pedir nota fiscal ao adquirir um celular usado.