Nos últimos doze meses, o Paraná foi responsável por 12,4% dos empregos líquidos, com carteira assinada da indústria de transformação criados no Brasil. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho em Emprego (MTE). Entre as vagas criadas na indústria, 88,9% contemplaram moradores do interior do estado.

“Temos que considerar a influência positiva da política de atração de investimentos e da valorização do setor produtivo, por conta do Programa Paraná Competitivo, que já atraiu mais de R$ 20 bilhões em investimentos para o Estado, além das obras de restauração e ampliação da infraestrutura”, disse Ana Silvia, técnica do Núcleo de Macroeconomia e Conjuntura, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

O emprego nas indústrias do Paraná registrou a terceira maior expansão no País e o 19.º aumento consecutivo. A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada neste mês de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou aumento de 0,5% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O destaque fica por conta do setor fabril.