Londrina pode ter chuva de meteoros na madrugada desta sexta (13); confira dicas para observar
Na madrugada desta sexta-feira (13), o céu de Londrina poderá receber uma chuva de meteoros. De acordo com o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), o evento é causado pelo rastro de poeira deixado pelo cometa Swift-Tuttle. Esta chuva é chamada de Perseidas devido ao local de onde os meteoros parecem ter origem: a constelação de Perseu.
O Gedal explica que o fenômeno é comum, podendo cair alguns por noite, conhecidos como “estrela cadente”. Entretanto só é considerado “chuva” quando há incidência maior. A entrada dessas partículas na atmosfera em alta velocidade causa incineração, que é o rastro luminoso que conseguimos observar. Se, por acaso, um fragmento desses não se desintegrar completamente e chegar à superfície, será então denominado meteorito.
Como observar?
A principal dica é que o fenômeno deve ser observado a olho nu. Procure um local afastado das luzes da cidade e fique direcionado à região do “alto do céu”, que é virado para o norte e leste. Evite olhar para celulares e aparelhos para o olho “se acostumar” com a falta de claridade. O melhor horário é às 2h.
O Gedal orienta levar um agasalho para se proteger do frio e estar em um lugar seguro.