Londrina disponibiliza 130 vagas de acolhimento para população de rua durante dias de frio severo
A Prefeitura de Londrina, norte do Paraná, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está intensificando a Operação Noite Fria. A partir desta terça-feira (27), o município contará com mais 35 vagas em abrigos para populações em situação de rua. Somando, são 130 vagas exclusivas para a operação.
Outro reforço vira com a utilização de um segundo micro-ônibus, usado para abordar e encaminhar essas pessoas até os locais de acolhimento durante os dias de frio intenso.
“Já tínhamos disponibilizado 45 vagas para a Operação Noite Fria. Depois, na primeira onda de frio, aumentamos para mais 40 vagas. E, agora, estamos atuando para aumentar mais ainda. Gostaria de destacar o trabalho em conjunto das secretarias, dos órgãos municipais e das entidades parceiras, como a Secretaria do Idoso e a FEL. Sem eles, nada disso seria possível”
explica a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali.
Os profissionais convidam a população em situação de rua para pernoitar em um dos pontos de acolhimento. Lá, eles recebem comida, banho e outra muda de roupa, além de um local para dormir e tomar o café na manhã seguinte.
Também são oferecidos atendimentos psicossociais e, se necessário, é feito um encaminhamento para outros serviços. A finalidade da ação é contribuir para a saída dessas pessoas das ruas.
Locais de acolhimento
Estão recebendo a população desabrigada o Centro de Assistência e Recuperação de Vidas Morada de Deus; a Casa de Passagem Ministério de Missões e Adoração, Associação MMA, e o Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste (CCI Oeste).
Ajuda
Aqueles que encontrarem alguém nas ruas podem ligar nos números (43) 99991-4568 e (43) 3378-0414. Os horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira, das 8h às 24h, nos sábados, das 9h às 20h e, nos domingos, das 6h às 15h. Os telefones aceitam ligações a cobrar.
A doação de mantimentos como roupas, cobertores, calçados, alimentos, produtos de higiene pessoal e colchões está acontecendo nos pontos de abrigo.