Da noite de quinta-feira (11) para esta sexta-feira (12) desapareceram cerca de 200 metros de grelhas de ferro, usadas em canaletas de captação de água, em ruas centrais de Curitiba. A quantidade levada pelos criminosos em somente uma noite leva a crer que uma quadrilha esteja agindo na cidade.

Segundo levantamento feito pela Gerência de Conservação da Secretaria Municipal de Obras, desapareceram de quinta para sexta 100 metros de grelhas no entorno da Catedral Metropolitana e mais 25 metros na Rua Barão do Cerro Azul. Foram registradas outras ocorrências nas ruas XV de Novembro e Lourenço Pinto.

A Prefeitura registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba, mas até o momento ninguém foi preso. A Guarda Municipal informa que busca a identificação dos responsáveis por meio de imagens captadas por câmeras localizadas na região central.

O volume de equipamentos levados supera a capacidade de reposição por parte da Prefeitura, deixando canaletas e bueiros abertos e colocando a população em risco, pois a substituição não é imediata. As grelhas de ferro não obedecem a um padrão e devem ser confeccionadas sob medida.

O número de furtos vem aumentando nos últimos meses. Desde o início do ano, cerca de 3 mil metros de grelhas, além de tampões de bueiros, foram furtados, causando um prejuízo aproximado de R$ 300 mil ao Município.

A Prefeitura pede à população que denuncie casos de furtos e vandalismo contra o patrimônio público, ligando para o número 153 da Guarda Municipal.