Coronavírus: laboratório possui teste que pode auxiliar no diagnóstico da doença
De acordo com o laboratório Laboratório de Análises Clínicas (LANAC) o teste analisa 20 patógenos, entre vírus e bactérias e, entre eles quatro tipos de coronavírus. Os responsáveis afirmam que os resultados saem em até três horas e que esse procedimento agiliza o protocolo médico a ser seguido.
Diagnóstico do Coronavírus
O ministério da saúde afirma que o diagnóstico do coronavírus é basicamente clínico, com avaliação de um profissional de saúde e análise dos sintomas.
Além disso, podem ser feitos exames de sangue, fezes e/ou secreções nasais, por meio de testes sorológicos, PCR e cultura viral.
Laboratório de Curitiba possui teste para identificar o vírus
Segundo o responsável técnico do laboratório, Marcos Kozlowski o coronavírus chinês, conhecido como 2019-nCoV, não está dentro dessa análise do laboratório. Mas, caso o resultado seja positivo para algum dos patógenos presentes no teste praticamente exclui uma infecção pelo coronavírus chinês.
“Se a pessoa apresenta sintomas do coronavírus e não se encaixa em nenhum patógeno analisado pelo exame, o médico seguirá com o protocolo do Ministério da Saúde, de novos testes e isolamento”, afirma o técnico.
Kozlowski, é especialista em bacteriologia, ele afirma que a prevenção se assemelha muito a gripe comum. “É importante lavar as mãos com frequência, evitar colocá-las em contato com boca, nariz, olhos e ouvidos quando estão sujas e manter o corpo descansado e bem alimentado – isso ajuda o sistema imunológico a se manter forte”, alerta.
Outra prevenção importante é manter o ambiente sempre ventilado, higienizar bem os alimentos, especialmente saladas cruas, não reaquecer mais de uma vez a comida já pronta, consumir sempre água filtrada ou fervida e lavar bem as mãos antes e depois de usar o banheiro.
O teste é feito no painel respiratório FilmArray®, o exame é realizado pelo Laboratório de Análises Clínicas (LANAC). Para mais informações acesse o site.
Empresa global desenvolve o “kit de detecção do Coronavírus”
A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico. A instituição desenvolveu um kit capaz de detectar se o paciente foi infectado com o coronavírus.
A companhia anunciou em seu site o lançamento do kit no Brasil chamado de LightMix Modular e será utilizado apenas por pesquisadores e laboratórios, para agilizar o resultado de testes.
O kit é uma solução molecular exclusiva para pesquisa, que consegue detectar rapidamente o coronavírus em um paciente. Com o lançamento do kit, que já está sendo comercializado, a Roche também irá auxiliar os hospitais a lidarem com o grande números de casos.
Nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde se reuniu para decidir um plano para conseguir controlar a propagação do vírus, que está se espalhando rapidamente. O vírus já matou 170 pessoas e infectou cerca de 8 mil ao redor do mundo.