Pedagoga e ex-diretor foram condenados pela Justiça do Paraná pelo crime de peculato (Foto: Reprodução/RICTV Record)

Pena dos acusados, que soma seis anos de reclusão, foi substituída por prestação de serviços comunitários. Sentença foi publicada no dia 15 de setembro.

Uma pedagoga e o ex-diretor do Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, de Apucarana, na região norte do Paraná, foram condenados pelo crime de peculato após terem sido flagrados por câmeras de segurança desviando merenda escolar do local. A sentença foi publicada no dia 15 de setembro.

A Justiça do Paraná condenou Luís De Faveri a pena de 3 anos e 6 meses de reclusão. Já pedagoda Olívia Mayara Jorge, pegou 2 anos, 7 meses e 15 dias de reclusão. De acordo com o juiz da 2ª Vara Criminal, José Roberto Silvério, a pena dos dois foi substituída por prestação de serviços comunitários. O juiz também determinou a perda dos cargos de ambos.

Os acusados foram presos em flagrante no dia 11 de setembro de 2015 e liberados três dias depois após pagamento de fiança de R$ 15 mil cada. Toda a ação foi filmada na dispensa do colégio e aconteceu depois que os outros funcionários já tinham ido embora. Nas imagens, é possível vê-los carregando caixas com merenda escolar.

Segundo a sentença, Olívia e Faveri se aproveitaram dos cargos que tinham na escola para subtrair, de forma continuada e em proveito próprio, diversos produtos que pertenciam ao estoque de merenda escolar do colégio estadual.

As investigações apontaram que os produtos eram utilizados no Centro de Educação Infantil Agnus, que pertence aos acusados. Ainda conforme a sentença, o objetivo dos dois era diminuir os custos de operação da empresa e aumentar os lucros com a exploração da atividade. Entre os itens desviados estavam alimentos exclusivos de escolas públicas, que têm venda proibida.

Defesa
Os advogados que representam Faveri e Olívia informaram que vão recorrer da decisão. Eles alegam que a sentença é desproporcional ao dano causado ao patrimônio público.