Lula irá participar de funeral do neto Arthur em São Paulo. (Foto: Reprodução/Facebook)

A criança de sete anos faleceu na manhã desta sexta-feira; Lula deverá viajar no avião do Governo do Estado do Paraná

A juíza Carolina Lebbos autorizou no fim da tarde desta sexta-feira (1º) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saia da prisão para participar do funeral de seu neto Arthur Lula da Silva, 7 anos, que faleceu durante a manhã vítima de meningite meningocócica.

Lula sai da cadeia

Os advogados do ex-presidente solicitaram sua liberação baseados na Lei de Execução Penal (LEP) que prevê que presos possam deixar a prisão para comparecer ao velório de um parente próximo.

Antes mesmo da juíza autorizar a viagem, a Polícia Federal no Paraná já havia solicitado ao governo estadual o empréstimo da aeronave oficial para que Lula fosse levado de Curitiba para São Paulo. O governador Carlos Massa Ratinho Junior atendeu ao pedido.

Lula deverá sair da carceragem da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, onde está detido desde 7 de abril de 2018, e seguir para a cerimônia fúnebre ainda nesta noite. A previsão é de que ele volte na manhã deste sábado (2).

Por volta das 18h15, o helicóptero que deverá levar o presidente até o Aeroporto do Bachacheri, de onde ele seguirá para São Paulo, pousou na sede da PF: 

 

Neto de Lula

Arthur era filho de Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho da falecida ex-primeira-dama Marisa Letícia. A criança deu entrada no Hospital Bartira, em Santo André, no ABC paulista, no início da manhã, por volta das 7h20, e acabou morrendo devido ao agravamento do quadro infeccioso por volta das 11h30.

Lula foi informado da morte do neto por Sandro Luis, que teve autorização da Polícia Federal para conversar por telefone com o pai. Arthur deverá ser cremado neste sábado em São Bernardo do Campo (SP)

Leia também:

Neto do ex-presidente Lula morre em São Paulo aos 7 anos de idade