Inverno na região Sul do Brasil deve ser chuvoso (Foto: Betina Carcuchinski/PMPA)

Para o Simepar, Paraná deve registrar chuvas dentro da média histórica durante o inverno

*Com informações da Agência Brasil

O inverno começou à 1h24 da madrugada desta quarta-feira (21) no Hemisfério Sul e promete chuvas acima da média para os estados do Sul do País. Os maiores volumes de chuva devem acontecer entre a segunda quinzena de julho até a metade do mês de agosto, especialmente no sul do Paraná.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste ano as chances de ocorrência do fenômeno El Niño diminuíram no último mês. Mesmo que haja confirmação do fenômeno, ele será de baixa intensidade.

O aumento de frentes frias vai contribuir para maiores variações de temperatura ao longo dos próximos três meses do Inverno. Por causa da grande probabilidade de chuvas, as temperaturas mínimas em 2017 não devem ser tão rigorosas quanto no inverno de 2016, conforme explicação do meteorologista Alexandre Nascimento, do site Climatempo. “As temperaturas vão oscilar muito. Semanas frias oscilando com semanas mais quentes”, afirma.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas devem ficar dentro da média dos últimos 20 anos e não há previsão de recordes de mínimas.

Confira previsão do tempo para a sua cidade nos próximos dias

Com as chuvas e a variação de temperaturas, as geadas também devem ser menos intensas do que no ano passado. A possibilidade de neve também não está descartada, mas podem ocorrer apenas nas regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Novos episódios de neve podem ocorrer, principalmente em julho, nas áreas propícias ao fenômeno”, diz o Prognóstico de Inverno do Inmet.

O Inmet alerta ainda que rodovias e aeroportos devem sofrer impactos pela formação de nevoeiros e/ou névoa úmida na região Sul, que reduzem a visibilidade no período da manhã.

A RICTV | Record TV preparou um vídeo para celebrar a chegada da estação mais fria do ano; confira: