Os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever a partir desta segunda-feira (6) no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é feita exclusivamente pela internet (clicando aqui) e vai até o dia 10. Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação.
O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem estiver sem esses dois números pode recuperá-los no site do exame. O estudante concorre às vagas disponíveis no Sisu com as notas no Enem, mas não é preciso tê-las em mãos no momento da inscrição. Quando o candidato insere no site o número de inscrição e a senha, o Sisu recupera, automaticamente, as notas obtidas no exame.
Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Pela lei federal de cotas, as instituições devem reservar pelo menos 25% das vagas do Sisu para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.
Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é a menor para ficar entre os potencialmente selecionados. Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato a monitorar sua inscrição e não é garantia de seleção para a vaga ofertada.
Durante o período de inscrição, o candidato pode consultar a classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser vista pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.
Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e o resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.
Oferta de vagas
Na primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 54 das 59 universidades federais do país abriram vagas pelo programa. No ano passado, foram 43 as instittuições que aderiram ao Sisu. Houve, também, a expansão de 32,5% no número de vagas, que passou de 129.319 em 2013 para 171.401 este ano.
As regiões Nordeste e Sudeste concentram o maior volume das 171.401 mil vagas do Sisu, que teve as inscrições abertas hoje (6). No Nordeste, estão 39,6% das vagas do Sisu; no Sudeste, 28,1%; no Sul, 13%; no Centro-Oeste, 12,6%; e no Norte, 6,7%.
Neste ano, o Sisu teve a adesão de um total de 115 instituições públicas de educação superior. Na primeira edição de 2013 foram 101 adesões. Além das 54 universidades federais, também há vagas para o Sisu em 20 universidades estaduais, 40 institutos federais e uma faculdade federal.