IAT investiga se acidente na BR-376 contaminou rios; caminhão carregava ácido
O Instituto Água e Terra (IAT) investiga a extensão do acidente ambiental que atingiu o Rio da Santa e o Rio São João, em Guaratuba, no litoral do Paraná. O acidente aconteceu na altura do km 668 da BR-376, no início da manhã desta quarta-feira (16).
O caminhão que tombou na rodovia carregava 32 mil litros de rejeito industrial de ácido corrosivo, que caiu em um córrego que desemboca em dois rios. Uma equipe do IAT coletou material nas águas para análise.
O Rio São João é uma opção de lazer e pesca e passou cerca de um ano interditado por conta de um acidente que ocorreu em 2021, em que a carga tóxica de um caminhão também atingiu o rio. A prática de atividades havia sido liberada no início deste mês.
Interdição
Uma nova interdição dos dois locais atingidos pelo acidente desta quarta será definida após o resultado da análise da qualidade da água e a emissão de um laudo técnico.
Placas de alerta/risco foram instaladas nas áreas afetadas e o contato com a água não é indicado, conforme as autoridades.
O IAT emitirá um Relatório de Inspeção Ambiental para a empresa responsável pela carga, solicitando a apresentação de Plano de Monitoramento do solo afetado e das águas superficiais.