HORA DE FAZER TESTAMENTO?

Minuto Riva

por Guilherme Rivaroli
Publicado em 21 set 2020, às 10h31. Atualizado às 10h32.

MINUTO DO RIVA: PANDEMIA FEZ PROCURA DISPARAR NO PARANÁ!

Você já fez o seu testamento? Pois é, pessoal. A corrida atrás do documento, aqui no Paraná, é gigantesca. Sério, gente!


Até julho de 2019, bem antes da pandemia, foram feitos pouco mais de 130 testamentos, em todo estado. Agora, vamos lá: mesmo período, em 2020, passou de 240 certidões dessas sendo feitas! O aumeto é de 83%, para ser preciso. Caramba!


Seria o medo de morrer? Por que esse documento não é tão comum assim, já que todos vamos nos deparar com a morte, em algum momento?


A questão é cultural. Por muito tempo, familiares questionavam a vontade de atestador, do morto, no caso. Nós, latinos, não nos preparamos para morte, sempre encarada com tabu e uma possibilidade de acerto de contas – céu ou inferno? – na dúvida, deixamos o assunto de lado.

Os números são da associação dos notários do Brasil. E, sim! As pessoas estão com mais medo de morrer, porém, também conseguem entender que a própria vontade de quem vai tem que ser atendida, obrigatoriamente. A lei foi mudada. Se o processo é correto, reconhecido em cartório ou por um advogado, e quem assina fez por vontade própria, é praticamente imutável.


Você deve estar se perguntando: Riva, mas o que mais se põe em testamento? Além de bens, onde se respeita que metade é dos parentes próximos, o documento tem sido usado para reconhecer paternidade…exatamente. Se o filho é registrado em nome de quem fez a certidão, não tem como escapar!


Certo é que vale a pena. Evita confusões desnecessárias, desgastes e mantém a família em paz…ao menos até a página dois, não é mesmo!?
Por hoje, era isso!


Sem medo do imponderável, vamos que vamos!


“É nóis!”


Me siga nas minhas redes sociais: @rivarivaroli (insta, face, youtube, linkedin)