Homem é detido pelo crime de stalking contra adolescente, em Cascavel
Um homem de 37 anos foi detido em flagrante pelo crime de Stalking na cidade de Cascavel, no oeste do Estado. A detenção ocorreu na tarde de quinta-feira (07).
O crime de perseguição foi gravado por uma câmera de segurança que fica no trabalho da vítima, uma adolescente de 16 anos.
Segundo repassado pela Polícia Militar, que acompanhou o caso, a garota estava sendo ameaçada para que repassasse o número de seu telefone para o “stalkeador”.
Ele já havia ido ao trabalho da jovem para tentar obter o número da vítima, no entanto na tarde de quinta, após ter o pedido negado, ele ameaçou ir buscar uma arma, para intimidar a mulher, a passar o contato.
Diante da situação, a Polícia Militar foi acionada, fez análise das imagens, e conseguiu deter o homem ainda em flagrante. Um Boletim de Ocorrências foi realizado e o “stalkeador” foi levado para a Delegacia de Polícia Civil.
Segundo o Capitão da Polícia Militar Diego Astori, neste caso há um agravamento de pena, pois a vítima é mulher e menor de idade.
“Pelo fato de a vítima ser mulher e menor de idade, há um agravamento de pena para o crime. A pena normal é de seis meses a dois anos. O Stalking pode ser virtualmente, não precisa ser em uma forma física, então a pessoa que pratica esse ato virtualmente pode também responder pelo crime”, explica.
Capitão Diego Astori, Polícia Militar
Sobre o crime de Stalking
O ato de “stalkear” alguém foi enquadrado como crime há pouco tempo no Brasil. Ele foi publicado no Diário Oficial da União no dia 01 de abril de 2021.
A pessoa que for detida pelo crime responde pelo artigo 14.132/2021
“Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”
Além de multa, o artigo prevê reclusão de seis meses a dois anos, para quem praticar o crime.