"Harry e Noel": anúncio de Natal comemora aniversário de direitos gays na Noruega
OSLO (Reuters) – O serviço de correio estatal norueguês Posten está comemorando os 50 anos transcorridos desde que o país descriminalizou os relacionamentos homossexuais com um anúncio de Natal no qual o Papai Noel se envolve romanticamente com um homem chamado Harry.
No vídeo de quase quatro minutos chamado “Harry e Noel”, uma referência à comédia romântica de 1989 “Harry e Sally – Feitos Um para o Outro”, estrelada por Billy Crystal e Meg Ryan, Harry vê Noel entregando presentes em sua casa.
Voltando a se encontrar a cada Natal ao longo de vários anos, os dois criam um vínculo pouco a pouco. Mas o cronograma agitado de Noel só permite encontros de passagem, até que ele recruta o Posten para ajudar com as entregas e os dois finalmente conseguem se encontrar, beijando-se na cena final.
“Este ano é do amor, ressaltando o fato de que 2022 marca o 50º aniversário da descriminalização da homossexualidade na Noruega”, disse o Posten em um comunicado.
“Além de mostrar a flexibilidade de nossos serviços, queremos colocá-lo em um contexto socialmente relevante”.
Com cerca de 14 mil funcionários no total, o correio norueguês também tem variedade em suas fileiras em termos de idade, gênero, religião, orientação sexual e etnia.
As reações ao anúncio foram majoritariamente positivas, disse um porta-voz do Posten.
(Por Terje Solsvik em Oslo e Ilze Filks em Estocolmo)