O Plano de Cargos e Salários da Guarda Municipal foi enviado para a Câmara de Curitiba, na tarde desta segunda-feira (2). A medida foi uma resposta às reivindicações da categoria. “O plano proposto é sólido e seguro e atende as necessidades e os anseios da classe”, disse a secretária de Recursos Humanos, Meroujy Giacomassi Cavet. “O objetivo é valorizar a trajetória e permitir o crescimento na carreira”.
Na manhã deste mesmo dia, guardas municipais haviam protestado durante cerimônia na Rodoviária de Curitiba – que voltou a funcionar em sua totalidade, com dois blocos reformados e 20% maior. O prefeito Gustavo Fruet foi vaiado pelos manifestantes, que exigiam melhores condições de trabalho e atualização do plano de salário e de carreira da categoria.
Na prática, a carreira da categoria passará a ter um crescimento linear. Para isso, a proposta é que seja criada uma hierarquia dentro da corporação. Os servidores avançariam em três classes distintas, de acordo com o tempo de serviço, trajetória de carreira e especialização. “Uma das metas é estimular a formação continuada dos guardas”, afirma Meroujy.
Avanço
Segundo a Prefeitura de Curitiba, desde o ano passado vêm sendo adotadas medidas para a revisão de vencimentos básicos das carreiras, incorporação de vantagens transitórias e permanentes, instituição de pisos salariais por níveis de educação formal de ingresso no serviço público e um amplo debate sobre a discussão dos planos de carreiras.
Dentro deste contexto, o grupo de estudos foi formado e realizou reuniões periódicas, nas quais foram analisados os resultados de seminários, fóruns e debates que contaram com a presença de 600 guardas municipais.
A construção do processo de diálogo, numa plataforma de trabalho participativa e colaborativa, permitiu a elaboração da proposta do Plano de Cargos e Salários, em consenso com a categoria e dentro do prazo estabelecido.
O Plano proposto inicia uma nova etapa no desenvolvimento da carreira dos guardas municipais, baseado no planejamento pessoal de carreira, no mérito funcional, no aperfeiçoamento e qualificação profissional, na valorização do tempo de serviço na carreira e na conquista de uma aposentadoria digna.