A região central, que concentra comércio e atrações de Natal, terá a segurança reforçada pela Guarda Municipal de Curitiba desde este sábado (1º). Durante o mês de dezembro, o trecho entre as praças Osório e Santos Andrade, terá ronda permanente de 28 homens. O local inclui lojas, feiras e diversas atrações natalinas.

“Nosso objetivo é aumentar a segurança dos moradores e turistas que estão fazendo compras ou participando dos eventos que acontecem pela cidade”, explica o coordenador da Guarda Municipal de Curitiba, Sicarlos Pereira Sampaio.

A operação reforçada prossegue até o Natal, diariamente, com ênfase no horário entre 10 e 22 horas. Os homens estarão principalmente nas áreas de maior concentração comercial e aglomeração de pessoas.

Outra ação que reforça a segurança é o fone 153, colocado à disposição da população para denunciar atos de vandalismo e estabelecer uma ligação mais próxima entre a Guarda Municipal e o cidadão.

Videomonitoramento – Nos últimos anos, Curitiba ganhou um importante reforço na área de segurança com a instalação de câmeras de videomonitoramento. Apenas na região central, há 49 em funcionamento. No total, são 171 equipamentos na cidade.

Até fevereiro de 2008, Curitiba contava com apenas 14 câmeras de videomonitoramento instaladas ao longo da Rua XV de novembro, na região central. Cada câmera, monitorada em tempo real por uma central de controle, vale pelo trabalho de vigilância de pelo menos oito homens.

As imagens captadas pelas câmeras de monitoramento ficam armazenadas em uma central e podem ser usadas pelas forças de segurança, para instrução de inquéritos policiais, Inquérito policias militares e administrativo e  nos processos criminais,administrativos e cíveis, cedidas mediante requisão formal do Ministério Público, autoridades policial e autoridade policial militar e Poder  e Judiciário, na elucidação de crimes, condenações e busca por foragidos.

A cidade conta ainda com várias centrais de controle operacional. São elas: um Centro de Controle Operacional (CCO), no bairro Sítio Cercado; um Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Câmeras de Curitiba (Cimec), na Praça Osório; e uma microcentral em oito das nove  núcleos regionais da defesa social  da cidade.

Os equipamentos fazem parte do planejamento que prevê a instalação de 450 câmeras até a Copa do Mundo de 2014. “Apesar da segurança pública não ser uma atribuição constitucional dos municípios, Curitiba tem procurado atender de forma especial os anseios da população”, afirma o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain.