Guaratuba e outros municípios terão barreiras restritivas nesta sexta (21)

por Gabriel Albuquerque
Com e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 20 maio 2021, às 22h02. Atualizado em: 21 maio 2021 às 12h18.

Em reunião feita nesta semana pelo Comitê de Gestão de Crise e novos membros representantes da sociedade civil, foi definida a implementação de barreiras restritivas nas entradas de Guaratuba com início para esta sexta-feira (21). Outros municípios do litoral devem adotar a barreira e evitar a entrada de turtistas na cidade.

A reunião pautou o decreto do Governo do Estado (nº7672/2021), publicado dia 17 de maio e, também, os decretos de Curitiba e região metropolitana, que têm medidas mais restritivas de enfrentamento da pandemia como o fechamento de grande parte do comércio (inclusive supermercados) no final de semana na capital.

Segundo a prefeitura do município, estão sendo registrados dez casos de coronavírus por dia, e a ocupação nas UTIs está chegando ao seu limite. Apenas o comércio essencial funciona no domingo, e supermercados abrem com 30% da capacidade. Restaurantes e lanchonetes devem funcionar apenas com entrega.

As barreiras serão colocadas nas entradas de Prainha e Coroados, em Guaratuba. Paranaguá deve implementar a barreira na BR-277, enquanto terá barreira também na rodovia Alexandra-Matinhos.

As barreiras ficam nos locais a partir desta sexta (21) até domingo (23) e apenas moradores e serviços de delivery poderão ultrapassar nas devidas cidades.

Atualização

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Paranaguá, o início da barreira sanitária acontece nesta sexta-feira (21), ao meio-dia, e vai até o meio-dia do domingo (23). As barreiras estão localizadas na altura dos kms 11 e 12 da BR-277.