Greve no transporte público de Londrina é decidida em votação, nesta quarta-feira (2)
Funcionários do transporte público de Londrina, norte do Paraná, decidem, nesta quarta-feira (2), se haverá greve nos próximos dias. A deliberação será a partir de uma votação itinerante ao longo do dia.
Uma urna foi aberta às 5h, na garagem da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), e deve permanecer recebendo votos até 17h. Ela também passará pela Londrina Sul Transporte Coletivo (Londrisul) e será aberta no Terminal Central.
Caso a maioria dos votos seja positiva à greve, os ônibus devem parar de circular entre segunda-feira (7) e terça-feira (8). Isso porque os trabalhadores precisam, primeiramente, comunicar a decisão às empresas, ao poder público e aos usuários do transporte.
A possível paralisação já vem sendo discutida desde a semana passada. O principal motivo são impasses na negociação aberta em novembro de 2020, entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), TCGL e Londrisul. Entre outros levantamentos, o Sinttrol acusa que não houve reajuste das cláusulas econômicas; exclusão do Programa de Participação nos Resultados (PPR) por pelo menos dois anos; e extinção do pagamento sindical.
As empresas argumentaram ser um período de dificuldades financeiras e que já foi feito uso de recursos externos para os pagamentos.