Greve do transporte coletivo de Maringá é suspensa
A greve dos trabalhadores no transporte coletivo de Maringá, marcada para ter início nesta segunda-feira (12), acabou não acontecendo. Os ônibus das empresas Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e Cidade Verde rodaram normalmente pela cidade. Nesta terça (13), está marcada uma audiência entre representantes das empresas e o sindicato da categoria.
O Sindicato dos Trabalhadores no Transporte de Passageiros de Maringá (Sinttromar) havia informado, na última semana, que os profissionais iriam paralisar as atividades para reivindicar reajuste salarial para a categoria. No entanto, uma liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que 70% dos ônibus deveriam circular normalmente entre as 5 e as 9 horas, e das 17 às 20h. Estes são considerados horários de pico de passageiros. O sindicato poderia ser multado em R$ 100 mil, caso descumprisse a determinação.
Nesta terça-feira, uma audiência de conciliação entre os representantes das empresas e do sindicato deve acontecer com mediação da Justiça do Trabalho. “Esperamos que, nesta audiência, o sindicato entenda a nossa posição. Acreditamos que a reivindicação deles é válida, mas a situação econômica da empresa depende diretamente do volume de passageiros, que ficou muito reduzido por conta da pandemia. Se concedermos o reajuste salarial, corremos o risco de não conseguirmos viabilizar o serviço”, destacou.
A reportagem tentou entrar em contato com a direção do Sinttromar, que estavam em reunião fechada e, por isso, não puderam atender.