O Governo do Estado lança a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. O evento será nesta terça-feira (30),  às 10h, em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná. Nessa primeira etapa, deverão ser vacinados apenas os animais que têm entre zero e 24 meses, no período de 1.º a 31 de maio. Durante o lançamento da campanha, os fiscais da Adapar apresentarão a nova opção de comprovação on-line de vacinação, que a Adapar está disponibilizando  pelo sitewww.adapar.pr.gov.br.   (SEAB)

Cana

E a moagem da cana de açúcar está atrasada em todo o Paraná. As chuvas passadas provocaram lentidão na colheita e também na moagem da safra. A mesma situação se repete na região centro-sul do País, fazendo com que o volume de cana colhido esteja bem abaixo das projeções para o período e o número de dias parados esteja sendo bem superior. Até o dia 15 de abril, foram esmagados pouco mais de 1 milhão de toneladas de cana nas dezoito unidades paranaenses em funcionamento no Estado. (OCEPAR)

Pronaf Jovem

Projetos de 1,5 mil jovens agricultores e familiares do Paraná e de Santa Catarina serão financiados pelo Pronaf Jovem, linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Os jovens de 16 a 18 anos que terão seus projetos financiados pelo Pronaf Jovem estão cursando o ensino técnico na instituição Casa Familiar Rural do Paraná e de Santa Catarina. Os projetos visam o desenvolvimento rural da comunidade com foco na produção de leite, fruticultura, piscicultura e estufa. (PAGINA RURAL)

Café 

Resultados da balança comercial do primeiro trimestre de 2013 refletem a crise do setor cafeeiro. De janeiro a março deste ano, os ganhos com as exportações do grão ficaram em US$ 1,254 bilhão, 22% a menos que no mesmo período de 2012. Por outro lado, a quantidade exportada aumentou 10,25%, atingindo 392,8 mil toneladas, o que sinaliza que não há diminuição das vendas externas do produto, mas queda nos preços. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior mercado consumidor, atrás apenas dos Estados Unidos. (Agência Brasil)

Milho 

A necessidade de escoar o milho colhido na safrinha 2011/12 e na safra 2012/13 para liberar espaços nos silos e armazéns para estocagem da soja pressionou o preço do transporte rodoviário para o cereal. Houve também forte demanda doméstica pelo produto, originada no consumo dos setores de avicultura e suinocultura, além do aumento das exportações. Cerca de 13% das rotas analisadas tiveram incremento do preço na faixa de 15% a 20%.  (DCI-São Paulo)

Soja

Os diferenciais pagos pelos compradores internacionais pela soja brasileira atingiram o nível mais baixo em sessenta meses, em meio a uma demanda cada vez menor pelo produto, apontou nesta sexta-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O embarque da soja em grão em maio 2013 por Paranaguá (PR) foi cotado a 75 centavos de dólar negativos por bushel para o comprador e a 65 centavos negativos para o vendedor, sendo o menor valor desde o dia 20 de maio de 2008, segundo o Cepea. (Reuters)