O Governo do Estado – através da Cohapar, Secretaria da Agricultura, Emater e Banco do Brasil – assinou convênios com 38 prefeituras para a construção de 657 moradias rurais em áreas compradas por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário. A assinatura aconteceu na quarta-feira (17), na sede da Secretaria da Agricultura, em Curitiba. As casas têm área de 46 metros quadrados e fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida Rural. Serão beneficiados prioritariamente agricultores com renda familiar anual bruta de até R$ 15 mil e que tenham sido contemplados com a compra de terras pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Mandioca

O clima está favorecendo o plantio da nova safra de mandioca, que vem sendo realizada com sucesso. Os produtores estão adquirindo manivas (ramas) com o custo médio de R$35,00, valor com o frete, por metro cúbico, já incluso. A colheita de mandioca vem sendo realizada de forma mais lenta, mesmo com os bons preços praticados no Estado.

Cocamar 

A Cocamar realiza, nesta sexta-feira (19), dia de campo sobre integração lavoura, pecuária e floresta. O evento será na Unidade de Difusão de Tecnologias  da Cooperativa,  em Iporã, município a 50 km de Umuarama. Participam do dia de campo mais de  500 produtores, com apoio técnicos da Cocamar  Emater, (Iapar)  Secretaria de Agricultura e  Embrapa.

Cursos 

A Alcopar, em parceria com o Sescoop, está oferecendo dois cursos técnicos de capacitação de profissionais de agronomia  que atuam nas 30 unidades industriais do setor sucroenergético do Paraná: “Agricultura de Precisão” e “Pesquisa e Desenvolvimento na Cultura da Cana de Açúcar”. O primeiro tem início neste 18 de julho e o segundo em 1 de agosto, com aulas até dezembro, em Maringá.

Aves e suínos 

A edição 2013 das Melhores e Maiores da Revista Exame apontou a C.Vale como a melhor empresa do Brasil  em aves e suínos. O estudo comparou também o desempenho das 50 maiores empresas do agronegócio brasileiro por receita líquida. No Paraná, a cooperativa aparece como a 3ª maior e na 7ª posição no Sul do país. A C.Vale trabalha com estratégia focada na industrialização e a agregação de valor colocou mais uma vez a cooperativa entre as melhores e maiores do país. (OCEPAR)

Milho safrinha

Com o sol dos últimos dias, os produtores da região da Copacol aproveitaram para fazer a colheita do milho safrinha. Com previsão de produção recorde, a Copacol espera receber 7 milhões de sacas do grão. Até a última terça-feira (16), a cooperativa havia recebido 2,4 milhões de sacas do produto,  mais de 30% do total a ser recebido pela cooperativa na região Oeste. (SEAB)

Café

Os técnicos alertam os produtores de café que, mesmo com a colheita  atrasada devido ao período chuvoso, os grãos úmidos devem ser separados para não depreciar ainda mais o preço do produto, que já está baixo. (SEAB)

Indenização 

A Secretaria de Agricultura estuda a criação de um fundo de indenização aos produtores rurais que tiverem seus animais sacrificados em função da contaminação pela tuberculose. O assunto foi debatido, na quarta-feira (17), entre líderes dos conselhos municipais de Sanidade Agropecuária dos municípios da região de Guarapuava. (SEAB)

Estradas

No meio rural, continua o problema das estradas de leito natural devido às frequentes chuvas ocorridas em junho. Algumas estradas apresentam grande dificuldade de trafegabilidade. (SEAB)

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.