No resgate social atuam onze equipes, e tudo começa por meio do número 156. As ligações são recebidas pela Fundação de Ação Social (FAS), que por sua vez, desloca equipes até os locais com uma kombi com cobertores (Foto: Reprodução/RICTV Curitiba)

Na noite de segunda-feira (17), foram feitos pelo menos 41 atendimentos e a FAS deve continuar nas ruas para atender aos necessitados

* Com informações do repórter Marcelo Borges, da RICTV Curitiba

A Prefeitura de Curitiba intensificou o serviço de busca ativa aos moradores de rua em toda a cidade. No resgate social 11 equipes e tudo começa através do canal de comunicação 156. As ligações são recebidas pela Fundação de Ação Social (FAS) que, por sua vez, envia equipes aos locais com uma kombi que leva também cobertores. 

Perto das 22h30 desta segunda-feira (17), 41 atendimentos já tinham sido realizados. Uma das solicitações da noite foi realizada por Carmelo. O homem ajudou um morador do bairro Novo Mundo a entrar em contato com a Prefeitura perto das 23h. 

Outro morador, já na madrugada desta terça-feira (18), encontrou uma kombi da equipe por volta das 2h e pediu ajuda. Os trabalhadores abriram um chamado no número 156 e, em seguida, o homem foi encaminhado ao abrigo mais próximo, deixando a calçada fria. O homem, assim como tantos outros moradores, foi parar nas ruas por problemas financeiros, mas tem profissão e contou que já entregou mais de 530 currículos. 

A ação emergencial é feita das 19h às 23h sempre que a temperatura chega à mínima de 7 graus. Nos demais horários, os serviços de busca ativa e abordagem social seguem o cronograma de rotina das equipes da assistência social. Durante o dia, os atendimentos são feitos pelo Centro de Monitoramento 24 Horas, na Regional Matriz, e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros POP, nas outras nove regionais de Curitiba. 

 

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