Integrante da Frente do Agronegócio se reúnem com o vice-presidente da República Michel Temer para discutir o processo de demarcações de terras indígenas conduzidos pela Funai. Entre os pleitos da FPA está a validação da portaria 303, a qual já foi aprovada pela Advocacia Geral da União, e a aprovação da PEC 215, a qual permite que o Congresso Nacional participe das decisões sobre novas possíveis demarcações de terras. Além disso, será discutida ainda a criação da CPI da Funai. (Notícias Agrícolas)

Cooperação

O Governo do Paraná colocou à disposição dos municípios da região Noroeste uma estrutura de assistência técnica e extensão rural com 236 técnicos e 180 veículos totalmente gratuita, ação que vai beneficiar 115 municípios. O termo de cooperação, que formaliza essa parceria foi assinado pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da EMATER-PR, Rubens Niederheitmann, durante encontro na última terça-feira (14) com prefeitos da região Noroeste do Estado na Expoingá, em Maringá. (AE)

Leite 

Em tempos de alta dos preços dos lácteos no mundo, o Brasil tornou-se o país com o maior valor em dólar pago ao produtor de leite. À primeira vista, esse poderia ser um motivo de comemoração pelos produtores brasileiros. No entanto, o preço mais alto no país é resultado, em grande parte, da ineficiência no campo, dos custos logísticos elevados e do câmbio valorizado. (Valor)

Café

A colheita de café começou nas lavouras de maturação precoce e nas regiões de temperaturas mais altas, devendo se intensificar a partir da segunda quinzena de maio em todo Estado. Os dados apontam para produção média de 1,71 milhão de sacas produzidas em uma área de 82.330 há,  produção 13% maior que a produção obtida em 2012. As lavoura foram beneficiadas pelas chuvas durante o período de floradas. Caso não ocorra excesso de chuvas no período de junho a agosto, será possível obter percentual significativo de produção de alta qualidade.

Palestras

E cerca de 500 produtores devem participar hoje a tarde do Ciclo de Palestras sobre Integração Lavoura, Pecuária e Floresta promovido pela Cocamar em parceria com a Sociedade Rural. O evento que faz parte da programação da Expoingá começa a partir das 14h. De acordo com o coordenador técnico de ILPF na Cocamar, engenheiro agrônomo Rafael Franciscatti dos Reis, o sistema vem crescendo na região da cooperativa, transformando áreas de pastagens degradadas em campos altamente produtivos.

Chuva

E na região de Campo Mourão o dia amanheceu novamente chuvoso e com temperaturas amenas. As chuvas ocorreram de forma significativa de segunda- feira para terça-feira e beneficiaram a cultura do milho safrinha, principalmente as lavouras plantadas mais tarde que já vinham sofrendo com a estiagem. O plantio do trigo que estava atrasado devido à falta de chuvas avançou nos últimos dias na região. O último levantamento  da Secretaria de Agricultura mostrou que 65% da área já foi semeada na região.

Início de semana com chuva e temperaturas baixas também na região de Cascavel. Chove desde domingo (12) e as precipitações foram boas para toda região. A maior parte do milho 2° safra está em fase de formação de grãos, por isso a cultura foi beneficiada pela  chuva. A expectativa, por enquanto, é de safra cheia na região. O plantio do trigo deve ser retomado quando o solo secar um pouco. Muitas áreas de feijão também se beneficiam dessa chuva, pois há uma parte da cultura que está ainda formando o grão.

Febre aftosa

E continua a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os animais com até 24 meses devem ser vacinados até o dia 30 de maio, a comprovação da vacina também  deve ser feita até esta data. Este ano a comprovação poderá ser feita pela internet no site da Adapar.

Feijão 

Na região dos Campos Gerais avança a colheita de feijão 2ª safra, com produtividades abaixo do esperado: em torno de 1200 – 1300 kg/ha. A cultura foi castigada no início com excesso de chuva, passando depois por um período de estiagem e de baixas temperaturas. E se as lavouras não vão bem, o mercado segue firme e com preços altos, amenizando assim as perdas dos produtores.

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.