Principal atividade de fruticultura no Paraná, a florada nos pomares de laranja já iniciou no Estado, principalmente no que diz respeito às variedades precoces. Apesar da colheita da safra 2015/16 começar apenas em julho, esse é momento dos produtores estarem atentos.

A estiagem de janeiro e fevereiro do ano passado foi a principal responsável por uma possível quebra de safra no período 2014/15, ainda a ser confirmada.
 
A colheita da safra de soja nem começou nos Campos Gerais, mas os produtores da região estão otimistas em relação à produtividade desta temporada. Enquanto algumas áreas do estado sofreram com a seca no plantio e também durante o desenvolvimento do grão, lavouras nas cidades como Carambeí, Castro e Ventania registram bom clima.
 
A produção de tabaco na Região Sul do Brasil envolve 651 municípios e responde por mais de 10% das folhas produzidas em todo o mundo.
A produção registrada na safra 2013/14 foi de 751 mil toneladas e colocou o país na segunda posição do ranking mundial de produção da folha, atrás somente da China. Índia, Estados Unidos e Indonésia aparecem na sequência. A Região Sul é responsável por 96% da produção brasileira.
 
Com as previsões de elevação da safra brasileira de grãos e a manutenção do câmbio favorável às exportações, o porto de Paranaguá, prevê exportar um volume de soja 6% maior em 2015, em relação ao ano passado, para cerca de 7,9 milhões de toneladas.
 
Na safra 2013/2014 foram plantados pouco mais de 30 milhões de hectares com sementes transgênicas de soja, enquanto que para 2014/2015 o registro é de 31,5 milhões de hectares, um aumento de 4,3% de área.
 
A produtividade da semente também foi revisada para cima, passando a 94 milhões de toneladas, estimativa 3,1% maior do que a anterior. O principal motivo são as condições climáticas que têm favorecido a produção de soja na América do Sul.