Evento sobre o mercado de startups em Curitiba reuniu cerca de 200 pessoas na noite desta quinta-feira (25) no auditório Tristão de Ataíde, na campus da PUCPR, localizado no Prado Velho em Curitiba. Com o apoio do Grupo RIC, o Google Bussiness Group (GBG) realizou o primeiro eventento GBG StartUP, promovido pelo GBG Mulher (que faz parte do GBG Curitiba, aberto em 2012). O segundo evento já está programado para o mês de outubro.

Com moderação do coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Escola de Negócios da PUC-PR, Gestor da Startup Here4us e Fundador do Grupo Startup Paraná, Paulo Porto, participaram do evento a coordenadora do laboratório de varejo da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, Fabiola Paes; o co-fundador do Grupo Startup Paraná, Glauco Furstenberger; o advogado Alan Lopes; o fundador da consultoria de métricas digitais Enzima, Caio Mac Cord; o empresário e jornalista Andre Pegorer; e o administrador de empresas Genau Lopes.

De acordo com o mediador Paulo Porto, Todos os palestrantes são pessoas envolvidas com as startups, que já têm uma empresa startup ou estão criando uma. Essa troca de experiência é a coisa mais enriquecedora desses encontros”, avaliou o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Escola de Negócios da PUC-PR.

Em artigo escrito exclusivamente para o Portal RIC Mais, Paulo Porto explica melhor o que é uma startup. Clique aqui para ler o artigo.

O objetivo do evento era apresentar o cenário atual das startups, discutir este cenário com o público e proporcionar a troca de experiências e a contrução de uma rede de relacionamentos entre os entusiastas da ideia em Curitiba. “Uma das propostas do GBG é conectar pessoas com os mesmos interesses, e isso está acontecendo hoje”, comemorou Erica Marques, co-fundadora do GBG Mulher.

Ao chegar ao evento, cada inscrito recebeu um adesivo colorido aleatório. Depois do início do encontro, os participantes foram convidados a formar pares com pessoas identificadas com a mesma cor de adesivos e contarem sobre suas intenções no encontro e também sobre suas atividades profissionais. O evento reuniu empresários, gestores, empreendedores e estudantes de graduação e pós-graduação.

O empresário Diogo Dias, dono de uma franquia da empresa Ligue Site, que cria sites empresariais, afirmou que a expectativa era conhecer novos modelos de negócios no evento e buscar inspiração. “Quero aprender mais sobre as novas tecnologias que estão sendo usadas em startups e fazer uma network.”, afirmou o profissional.

Um dos desafios para pessoas que têm boas ideias e querer dar início a uma startup, é conseguir auxílio financeiro para dar início ao projeto. O professor Glauco Furstenberger, co-fundador do Grupo Startup Paraná e um dos idealizadores da startup CaridadX, os bancos não tem interesse em financiar startups porque  são negócios de alto risco. “Toda startup é uma ideia inovadora, mas que não tem nenhum exemplo de sucesso para dar segurança aos investidores”, explicou Glauco. Segundo o professor,  existem empresários dispostos a investir em mercados de risco, como o das startups, são os chamados ‘investidores anjos”. “Alguns desses investidores tem reservas financeiras já destinadas para esse tipo de investimento. Eles arcam com o risco de prejuízo, caso o negócio não dê certo, mas faturam alto quando essas idéias deslancham”, afirmou.

De acordo com Glauco, uma das primeiras startups de e-commerce com relevância do mundo foi a Amazon, criada em 1994. “Antes dela, foram poucos os grupos que conseguiram algum sucesso na venda de produtos pela internet”, contou.  A empresa tinha como meta inicial chegar a U$ 1 bilhão de faturamento no ano 2000, mas já em 1999 fechou o ano com 1,6 bilhões de dólares e 8,4 milhões de clientes. “É o sucesso no mercado que faz uma startup deixar de ser startup. É quando o modelo de negócio já foi absorvido pelo mercado, como é o caso dos sites de compras on line, e para de ser visto com desconfiança”, completou Glauco

Para saber mais sobre startups, leia os artigos escritos exclusivamente para o RIC Mais pelos palestrantes do evento. Basta clicar nos links abaixo:

Paulo Porto: O que é uma startup?

Alan Lopes: O Marco Civil da internet aplicado às startups

Erica Marques: O que é o Google Business Group e as iniciativas do GBG Curitiba para Startups

Glauco Furstenberger: Site curitibano de caridade vem ganhando simpatia do mercado brasileiro

Fabíola Paes: Como planejar e aplicar uma Startup enxuta?