ESTAR

Publicado em 6 maio 2022, às 12h48.

MINUTO DO RIVA: PROJETO DE LEI GARANTE GRATUIDADE DE 30 MINUTOS

Muita gente não sabe, mas o estacionamento regulamentado tem um objetivo: é uma espécie de pedágio urbano, para garantir rotatividade de vagas, obrigando os motoristas a não ficarem muito tempo nas vias centrais ou se descolarem de ônibus. Em Curitiba, a criação foi na década de 1990.

Existe um porém: com a automatização do processo, o pagamento mínimo é de R$ 3,00, se você tiver um crédito menor que esse, esqueça, não conseguirá estacionar. Mas, se é um sistema, não seria possível fracionar, pagando só usado na saída da vaga? Exemplo: 17 minutos estacionados, pagar proporcional a esse tempo!? Por óbvio que sim, já que falamos em programação. Todavia, por quê não fazer? Eis a questão.

Os vereadores Professor Euler e Denian Couto sugeriram algo interessante: gratuidade de 30 minutos. Se não é por sanha arrecadadora, qual vai ser a repostas da prefeitura? Não pode ser negando a proposta. Beneficiaria a todos, inclusive motoristas de aplicativo, que iriam mais para o centro, sendo mais uma opção aos curitibanos. Vale lembrar que, atualmente, a multa é aplicada direto ao condutor, sem o aviso que antigamente existia.

A ideia é boa, agrada, tomara que passe e seja aprovada.

Lembre-se: o dinheiro das multas de estar só pode ser revertido para o trânsito e nada mais.

Era isso!

Sorte e paz!

Me siga nas redes sociais: @rivarivaroli