A Estação Central de ônibus de Curitiba vai dobrar de tamanho. Localizada na rua Presidente Faria, entre a XV de Novembro e a João Negrão, a estação passará de 25 para 50 metros de extensão. A ampliação, que inclui reforma e melhoria na estrutura atual, será feita sem a retirada da estação do local.
Para permitir a ampliação, a Prefeitura iniciou nesta semana o alargamento da canaleta no trecho próximo ao antigo prédio dos Correios, com pavimentação em concreto. A previsão é que a obra na canaleta esteja pronta até meados de setembro, permitindo a colocação dos novos tubos. Como a estação é formada por dois tubos acoplados, a Central passará a ter, no total, 200 metros de tubos.
A reforma está sendo feita para permitir a implantação do Ligeirão Norte que vai ligar o Terminal Santa Cândida à Praça do Japão, com previsão de atender 50 mil passageiros por dia. Pela Estação Central passam os biarticulados da linha Santa Cândida Capão Raso que transportam, por dia, 170 mil pessoas.
Além da ampliação da Central, a implantação do Ligeirão – o biarticulado na cor azul – exige a criação de faixas de ultrapassagem nas canaletas, o que está sendo feito com o deslocamento de algumas estações para que a de ida e a de volta não fiquem frente a frente. A medida atesta a vocação curitibana de buscar soluções simples e eficientes, uma vez que desalinhando as estações é possível alargar a canaleta sem redução de calçadas e de faixas destinada aos carros.
As obras de alargamento e nova pavimentação das canaletas estão sendo feitas ao longo dos cerca de seis quilômetros entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Central. A obra é feita em pequenos trechos, quadra a quadra, para reduzir o impacto sobre o trânsito e a vizinhança. Em alguns trechos dos bairros Cabral, Boa Vista e Juvevê já é possível perceber a camada nova de asfalto, as placas de concreto nos pontos onde vão ficar as estações e a terceira faixa na canaleta.
Além do eixo, também o Terminal Santa Cândida está sendo reformado para abrigar o Ligeirão Norte e permitir a ampliação da integração do transporte com a Região Metropolitana. O Terminal será ampliado de 8 para 12 mil metros quadrados e vai ganhar nova área de serviço e comércio, que ficará no subsolo. Estão previstas na reforma também novas plataformas, conjuntos sanitários, câmeras de monitoramento, sinalização e paisagismo, além da criação de espaço específico para carga e descarga de mercadorias comercializadas pelos boxes e Armazém da Família.
Ligeirão Norte – O Ligeirão Norte fará um trajeto de 11 quilômetros com oito paradas – apenas nos terminais e em cinco estações tubo, com um tempo de viagem de 25 minutos, uma redução de 15 minutos em relação ao Expresso vermelho que faz 16 paradas. O Ligeirão Norte vai parar nos terminais Santa Cândida, Cabral e Boa Vista e nas estações Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Osvaldo Cruz e Bento Viana.
A linha terá uma frota de 20 ônibus – biarticulados com 28 metros de extensão, com capacidade para 250 passageiros e terá um intervalo de três minutos.
O Ligeirão Norte será a terceira linha do sistema Expresso Ligeirão. As duas linhas já em operação estão na Linha Verde, com o Pinheirinho/Carlos Gomes, com uma redução de dez minutos no tempo de viagem em relação aos biarticulados do Eixo Sul; e o Ligeirão Boqueirão que encurtou a viagem entre o Terminal e o Centro em 15 minutos, de 38 para 23 minutos.